Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Protium heptaphyllum subsp. cordatum (Huber) Daly DD

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 27-09-2012

Criterio:

Avaliador:

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Subespécie arbórea da Floresta Amazônica. Possuindo baixa frequência de coleta, é conhecida de somente 11 coletas, sendo os últimos registros de ocorrência em 1983, na região de Tucuruí, no Pará. Esta é uma das quatro situações de ameaça em que a subespécie está sofrendo com o declínio de habitat em decorrência do desmatamento associado ao aumento populacional, este por sua vez motivado por projetos de desenvolvimento e infraestrutura, assentamentos e atividades agropecuárias. Entretanto sua extensão de ocorrência é ampla, 588.990 km², e como pertence a uma espécie de ampla distribuição nos principais biomas do Brasil, é esperado que entre as muitas ocorrências de Protium heptaphyllum haja materiais da subespécie não identificados. Necessário revisão taxonômica para melhor delimitação de sua distribuição.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Protium cordatum Huber;

Família: Burseraceae

Sinônimos:

  • > Protium heptaphyllum subsp. cordatum ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Ações de conservação

1.2.2.2 National level
Situação: on going
Observações: Deficiente de Dados (DD). Lista vermelha da flora do Brasil (MMA, 2008), anexo 2.

1.2.2.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: Vulnerável. Lista vermelha da flora do Pará (COEMA-PA, 2007).

Referências

- DALY, D.C. Burseraceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB081425>.

- COEMA - CONSELHO ESTADUAL DE MEIO AMBIENTE, PARÁ. Instrução Normativa n. 02/2010, Diário Oficial do Estado do Pará, 2010.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

Como citar

CNCFlora. Protium heptaphyllum subsp. cordatum in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Protium heptaphyllum subsp. cordatum>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 27/09/2012 - 17:58:56